sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tradução da entrevista de Richie Sambora para a Rolling Stone!!

Créditos da tradução:
http://elviriinha.tumblr.com/post/29651408273/versao-para-o-portugues-da-otima-entrevista-do-richie

RSM = Rolling Stone Magazine
RS = Richie Sambora

Como um dos fundadores do Bon Jovi, o guitarrista Richie Sambora tem feito tudo para viver de acordo com o que se espera de sua função. Ele é toca seus solos nos estádios de todo o planeta. Casou e se divorciou de uma famosa atriz (Heather Locklear), foi para a reabilitação e experimentou todos os excessos, armadilhas e regalias do estrelato internacional. Como diz a canção, ele viu um milhão de rostos e abalou a todos.

No entanto, Sambora às vezes é retratado como o Robin para o Batman Jon Bon Jovi, o Watson de Sherlock Jon. Agora que o Bon Jovi tem algum tempo de inatividade entre álbum e ciclos turísticos, Sambora está em uma jornada pessoal com uma bem merecida deferência no momento de lançar seu terceiro álbum solo, Aftermath of the Lowdown, no próximo dia 18 de Setembro. Pela primeira vez em sua carreira de 30 anos, Sambora fechou contrato com uma gravadora independente, Dangerbird, em vez de ficar com as grandes (Bon Jovi ficou com a Universal Music Group, a casa dos álbuns anteriores Sambora solo).

Sambora conversou com a Rolling Stone sobre o seu projeto para lançamento do novo álbum, afirmando a sua independência ao mesmo tempo que permanece totalmente alinhado com sua lendária banda.

RSM - Aftermath é um álbum totalmente diferente do que seus álbuns solo anteriores.

RS - Estou muito, muito feliz com este álbum. Quando você está fazendo um registro, você tenta conseguir estilisticamente o que se encaixa em você. Como um casaco velho e bom, você sabe o que quero dizer? Com este álbum, eu consegui isso. Eu me sinto realmente muito bom. O motivo de chamá-lo de Aftermath of the  Lowdown é porque quando você dá a alguém o lowdown, que é a verdade. E quando você diz a alguém a verdade, há uma consequência a ele. Então, as músicas são as consequências da minha história particular, da minha experiência de vida na última década.

RSM - Bon Jovi recentemente voltou de uma incrível turnê mundial, extremamente bem sucedida. Você está enchendo estádios ao redor do globo. Em que ponto você começou a perceber que tinha material para um álbum solo?

RS - Eu realmente não comecei a escrever até que a turnê acabou. Nós fizemos uma turnê mês mamute 18 meses, 52 países. Os primeiros 12 meses já foram chamados de maior turnê no planeta, que foi bastante surpreendente. Na verdade, você sabe, eu cheguei em casa, tirei férias de 10 dias com minha filha, e eu voltei para minha casa e eu estava extremamente excitado e eu sabia que ia ser o meu momento. Então, ali mesmo, eu comecei. Eu não sabia o que ia acontecer. Eu apenas disse: “Você sabe, eu vou começar a escrever algumas músicas e ver o que acontece.” Uma vez que eu comecei a escrever, eu realmente gostei do material e que era autêntico, apaixonante e honesto. E é isso que faz um registro muito bom. Então, houve um pouco de mágica acontecendo. Construir a base desse álbum, obviamente, foi o processo de escrita.

RSM - As letras são muito sinceras. Você tem: “Todo sofrimento é uma bênção / Cada queda foi um começo.” Eu sei que você pensou nesta como título para o álbum, qual foi  a intenção ao fazer um álbum tão intensamente pessoal?

RS - O que eu encontrei, curiosamente, através dos altos e baixos da minha vida na última década desde que fiz meu disco solo, e todas as coisas que eu passei na minha vida na última década - este disco é basicamente sobre minhas coisas. E o que eu realmente descobri é que meu material é bastante universal. As coisas que eu passei não são de outro planeta. As coisas que eu passei, qualquer um pode passar em suas vidas e eles provavelmente irá ocorrer o mesmo que ocorreu comigo. Altos e baixos e coisas assim. Então eu realmente senti que todo mundo pode se relacionar com essas letras e se sentir nelas. No final da minha caminhada, quando eu olhei para trás, este álbum é o que eu realmente encontrei.

RSM - Você está absolutamente certo, exceto, talvez, de “Seven Years Gone” por causa do número específico de anos. Aquele é sobre sua ex-esposa?

RS - Cerca de sete anos atrás, a vida para mim começou a ter tipo de um pouco de um mergulho no abismo. Eu estava me divorciando, meu pai estava morrendo de câncer naquele momento, assim que as coisas estavam definitivamente em um período de transformação na minha vida. E então de repente, olhei para cima, quando comecei a escrever este registro, e eu disse: “Uau! Sete anos se passaram!” E realmente passou muito rapidamente. Comecei a pensar sobre a transferência de tempo. Meu Deus, é como se, de repente, eu estou neste ramo há 30 anos e todo o material incrível que aconteceu comigo. Então eu acho que era uma espécie de reflexão sobre todo o tipo de coisa, e eu acho que ninguém pode se relacionar com isso. É pessoal!

Você sabe o que mais eu encontrei durante o making of do disco? Dor e luta são situações necessárias e desafiadoras como são necessárias, para que você possa realmente encontrar a sua liberdade e seguir em frente. A mensagem essencial desse álbum é a liberdade. Uma música como “Taking a Chance na Wind” - sobre “Abrir as velas / E, me arriscando com o vento” - é tudo sobre o risco. Mas, é como as pessoas me perguntam: “Por que você faz este registro, Richie? Não era um risco fazer tal registro?” E eu digo: “Teria sido um risco não fazer este registro.” Eu tive que começar este material. Foi uma coisa catártica para mim fazer este álbum. E também, apenas para expressar a minha individualidade longe da banda.

Eu acho que é provavelmente por isso que eu fui com uma gravadora independente. É por isso que eu fui com Dangerbird. Tudo isso sobre a “içar velas” - a independência. Isso é o que eu queria, sabe? Eu queria a independência de coisas que eu sabia antes.

RSM - Quando eu ouvi pela primeira vez algumas dessas músicas, soaram como eles saíram de congestionamentos. Há esse frescor e rapidez com que se sente como um grupo de músicos no estúdio tocando em seus corações.

RS - Obrigado. Era exatamente assim. No final do dia, eu estava tentando capturar a minha independência através desta música. Eu adoro fazer parte do Bon Jovi e eu vou, obviamente, continuar com a banda e vai ser divertido. Mas quando você pode realmente se libertar como um indivíduo e tem a grande oportunidade de entrar e fazer um registro como este, onde, como você disse, um cara como eu … Eu realmente não me importo com a imprensa. Eu não quero parecer um idiota, mas eu não me importo com a imprensa. O que eu me importo com está tendo uma oportunidade artística como esta.

RSM - É um álbum de rock clássico em um sentido. Há metal, há rock, há blues - os elementos. É um tipo de música atemporal. Mas eu sei que você tem uma filha adolescente. Ela te mantem atualizado com novas músicas e novos estilos como, por exemplo, material eletrônico?

RS - Ah, cara é isso mesmo. Este novo recorde também definitivamente soa moderno. Os caras que eu jogo com são mais jovens do que eu; tenho a certeza disso. Então, acrescentamos muito de um jovem sabor e minha voz soa realmente mais jovem do que eu.

Minha filha é uma parte essencial do meu processo de audição, ela me atualiza o tempo todo. Fomos a Coachella este ano juntos. Eu fiquei para os três dias inteiros e viu tudo. Foi uma loucura. E para ser honesto com você, eu realmente nunca tinha experimentado este material eletrônico antes. Eu realmente adorei  Madeon garoto que é um DJ, mas ele acrescenta música e ele realmente joga para a platéia. Eu achei ele realmente brilhante. Eu tive a chance de falar com ele depois.

Mas eu sou o tipo de cara que compra dois ou três novos álbuns por semana. Eu passo muito tempo na esteira para ficar em forma nos dias de hoje, assim que eu gosto de ouvir novos registros quando estou na esteira. E também eu tenho um monte de amigos que me enviam suas listas de reprodução. Os outros músicos da minha banda e meu produtor, que fez um trabalho impressionante neste disco, sempre me dão coisas para ouvir. Sempre me inspira. Qualquer coisa de novo eu gosto de pegar e escutar e então eu tenho a minha dieta clássico de blues antigos que eu trago para fora do armário também, você sabe?

RSM - Este é um projeto solo, e não um projeto paralelo. Você começa a assumir o papel controlador. No Bon Jovi não é assim, há uma democracia, todos decidem?

RS - No final do dia, Jon tem que dar a a palavra final, ele tem que dar a última palavra. Então eu quero dizer, mesmo do ponto de vista escrito, essencialmente, estou realmente escrevendo para Jon realmente cantar aquelas letras. Mas, felizmente, nós crescemos cinco quilômetros de distância um do outro, um par de anos de distância, no mesmo lugar, o mesmo tipo de ética de trabalho de Nova Jersey e coisas assim. Temos um território, por isso é bastante fácil. Mas, obviamente, quando eu estou fazendo um álbum assim, como você disse, as palavras para mim são sem liberadas sem consultas, porque eu quero ter a chance de contar a minha história aqui.

E também acho que era importante para mim como eu estou crescendo - porque eu sempre acho que estou crescendo e eu ainda penso em mim como uma criança - [é que] eu espero que eu vou ser capaz de mudar a perspectiva das pessoas a respeito de quem eu sou. Como vocalista, como um artista em seu próprio território, longe da banda. Porque eu acho que a minha música também tem seu mérito e acho que tem muito a oferecer às pessoas.

Eu tive uma visão muito, muito interessante do planeta nos últimos 30 anos, excursionando excessivamente como eu venho. E a música é coisa mais evocativa, força transformadora na humanidade. Eu vi em primeira mão. Eu já vi isso em todo o mundo, como ele se conecta as pessoas. Eu estou esperando que minha música possa ser uma parte dessa energia toda.

RSM - Uma última pergunta, algo que eu tenho que perguntar: Alec John Such deixou o Bon Jovi em 1994. Hugh McDonald no baixo tem sido tratado como titular desde então, mas ele é raramente aparece em qualquer uma das fotos oficiais, nem ele está listado como um membro oficial. Já são dezoito anos para ele, é ele parte finalmente da irmandade?

RS - Ele está exatamente onde ele está agora. É exatamente onde ele entrou, mas ele é obviamente um pedaço precioso do que a banda é. Eu acho que Jon só quer manter a integridade dos cinco rapazes que começaram esta unidade e é isso que ele é.

Nenhum comentário: