Por Paul Hunt
Jon Bon Jovi disse que "A única coisa que eu gosto mais do que minha esposa é o meu dinheiro." É raro encontrar uma estrela de rock que gosta de sua esposa, mas muito mais raro encontrar uma que realmente pratica aquilo que prega.
Enquanto folheava a edição de 06 de Junho de 201 da Forbes, fiquei surpreso ao ver quão talentoso Jon Bon Jovi estava em ganhar dinheiro. Nos últimos 12 meses seu salário derrotou Donald Trump, Tiger Woods e sim, até mesmo o estridente Justin Bieber. O sucesso contínuo de Bon Jovi na geração de excelentes retornos, tem sido alimentado por sua capacidade de produzir boa música e aproveitar o poder de influência de seus preços.
Primeira Lição de preços de Jon Bon Jovi - Conheça sua clientela
Os fãs da banda dos EUA tem uma renda familiar média de cerca de 79 mil dólares. Como comparação, Justin Bieber e Metállica tem fãs com renda familiar média em torno de US$ 71.000. Esse diferencial indica que os preços dos ingressos do Bon Jovi podem ser uma vantagem perante a concorrência.
Segunda Lição de preços de Jon Bon Jovi - A segmentação de preços é a chave
Como qualquer empresa, a banda tem um grupo muito diversificado de clientes com necessidades diferentes. É importante que a sua estratégia de preços reflita isso.
A banda oferece de tudo, desde lugares que custam cerca de US$ 50 até pacotes VIP a um custo de 1.275 dólares por assento, onde você pode realmente levar o assento para casa após o show!
Os Shows do Bon Jovi podem ter até 20 segmentadas faixas de preço, comparado com Nickelback, que normalmente só utiliza de 3 a 5. Então, o que todas essas faixas de preço permitem a banda capitalizar? Bom, a pollstar.com informa que Bon Jovi recebe um preço médio por ticket de 92,65 dólares versus Nickelback em 64,14 dólares. Isso significa que, comparando com uma arena, assumindo uma base de custos constantes por ingresso, Bon Jovi iria lucrar cerca de 40% a mais do que um show do Nickelback.
Lição Final de Jon Bon Jovi - Conheça o seu valor pessoal e não tenha medo de cobrar por ele
Jon Bon Jovi é um trabalhador cavalar. Ele gerencia, escreve, realiza e é um artista na direção estratégica da banda.
Ao dividir os lucros, sua cota é muito maior do que a de seus colegas de banda. Este é um contraste gritante com outras bandas, como U2, que continua dividindo os lucros uniformemente. Jon Bon Jovi sabe claramente o seu valor e não tem medo de cobrar o valor que ele está trazendo por tabela. Muitas vezes encontramos empresas que tem vergonha de pedir o preço que eles merecem.
Então, na próxima vez que você estiver lutando para fechar um déficit orçamentário ou gerar aumento de ganhos, pegue um CD do Bon Jovi, aumente o volume e pense como melhorar o seu preço.
Tradução: Equipe O Surto Bonjoviano
Fonte: Financial Post
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