segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bon Jovi Brasil: Notícias e Overdose de Bon Jovi em nossos ouvidos.

Por Reca Silva e Angel




O que seria um site dos sonhos para nós Bonjovianos? Um site com notícias quentíssimas da nossa banda favorita, ou aquele com uma rádio que só toca Bon Jovi? Ou poderia ser os dois, união de sons e noticias? Existiria um site assim?
Para a felicidade dos fãs do Bon Jovi, o site dos sonhos existe sim e se chama Bon Jovi Brasil. O site tem acompanhado a nós fãs da banda desde 2006 e é criação de um Mega Fã da Banda: Newton Cavalcanti Netto, conhecido entre os fãs como Netto. O Surto conversou com ele para conhecer um pouco mais a história da rádio e do site mais especializado em Bon Jovi no Brasil.




Jogo Rápido:


Nome: Newton Cavalcanti Netto.
Idade: 23 anos
Profissão: Web designer
Cidade: Curitiba.
Primeiro disco que comprou (LP): Slippery when Wet (Bon Jovi)






(O Surto) – Como você ficou fã do Bon Jovi?
(Netto) - Por incrível que pareça ouvi a 1ª música da banda com 7 anos de idade... Uma amiga da minha irmã tinha ido lá em casa na época e colocou um disco deles pra rolar... Não tinha noção nenhuma do que era, mas minha irmã diz até hoje que fiquei embalado pela música... Depois, quando tinha 11 anos fui saber quem era Bon Jovi...

(O Surto) – Lembra qual Música?
(Netto) - Always...

(O Surto) - Mas depois dos 11 anos você virou realmente fã, a ponto de fazer o site e agora a rádio?
(Netto) - O site foi criado em 2006. Não o criei antes porque não tinha conhecimento nenhum de internet, designer, não sabia como colocar um site no ar. Nessa mesma época fiz um curso técnico de web designer, ganhei bastante conhecimento nessa área e nunca achava o que eu queria sobre a banda... Foi ai que surgiu a idéia do site, centralizar tudo nele.

 
(O Surto) - E o site veio focado totalmente no Bon Jovi ou você queria colocar outras bandas?
(Netto) - Totalmente neles! A rádio veio em 2008. A idéia surgiu assim. Quando estou no computador, 90% das músicas que escuto é Bon Jovi... Então como a banda tem uma imensa quantidade de canções, pensei comigo... "Por que não criar uma rádio online só tocando Bon Jovi 24hrs por dia?" foi ai que me veio esse "click" na cabeça.



(O Surto) - E você de prontidão começou a pesquisar como colocar a rádio no site?
(Netto) - Na verdade em webradios eu já tinha um pouco de conhecimento, pois fui locutor de outra webradio antes de começar com a BJBR. O que realmente faltava era condições financeiras pra manter.



(O Surto) - E o custo pra manter a BJBR é alto?
(Netto) - No começo era, pois webradio era novidade na internet. Hoje em dia é alto, mas é mais acessível. Tenho o custo de manter a radio no ar e o site no ar.



(O Surto) – Você tem algum patrocínio?
(Netto) - Nenhum. Tanto a rádio, como a hospedagem do site e os prêmios das promoções, sai tudo do meu bolso.



(O Surto) - Então seria por total satisfação em divulgar BJ?
(Netto) - Sim. Antigamente era por amor a banda, hoje é por amor a banda e as pessoas que curtem o site e acompanham a rádio. Quando faço meus programas e vejo vários pedidos,não tem preço que pague isso. Muitas pessoas não dão valor no site, tenho ciência disso, mas se algum dia eu acabar com o site... Aí vão sentir falta! (risos)



(O Surto) - Mas com o sucesso da radio e do site, você já pensou em parcerias para te ajudar na manutenção? Quem sabe propagandas?
(Netto) - Sim, na época do show em 2010 consegui anúncio de algumas empresas de excursões no site, eles pagavam pra ter o banner deles. Porém passou o show e acabou.... O problema é que existe muito preconceito com fã-sites... O povo pensa que não tem acesso e consequentemente não tem o interesse em anunciar no site.

 
(O Surto) - Você já pensou em divulgar as estatísticas do site para estas empresas?
(Netto) - Sim, já fiz isso e mesmo assim não obtive sucesso.



(O Surto) - Por falar em estatística. Qual é a média de audiência da rádio?
(Netto) - A rádio nunca fica com 0 ouvintes. Em qualquer hora do dia que eu entrar no painel de estatísticas da rádio, vai ter algum ouvinte.. Nos meus programas, já tive o recorde de 100 ouvintes simultâneos acompanhando a programação.



(O Surto) – Você tem uma programação fixa e mais locutores te ajudando?
(Netto) - Atualmente o meus programas são: segunda, quarta e sexta das 09hrs da manhã as 11h30 e domingo das 21hrs as 23hrs. Qualquer alteração nesse horário eu divulgo no twitter do site e tenho mais 2 locutores auxiliando, mas ainda é pouco.



(O Surto) – Quais são os locutores e Horários?
(Netto) Temos a Selma Oliveira com o Programa Bon Jovi Mix e o Alan Fernandes com o Programa Super Hits (Músicas Variadas).



(O Surto) - Então você precisa de mais locutores?
(Netto) - Sim.



(O Surto) - O que é necessário fazer para se tornar um bom locutor?
(Netto) - O interessado não precisa ser profissional, a única coisa que eu peço é que goste de Bon Jovi e claro, tem que ter uma voz razoável pra falar na rádio. O treinamento de como manusear o programa que roda as músicas, configuração de microfone etc., eu mesmo auxilio.


 
(O Surto) - Como o futuro locutor pode se candidatar?
(Netto) - Só mandar um e-mail para: queroserlocutor@bonjovibrasil.com.br e depois receberá todas as instruções.
(O Surto) – A Rádio toca Bon Jovi 24 h por dia?
(Netto) - Sim, a rádio fica 24hrs por dia tocando Bon Jovi.



(O Surto) - Poderia dizer qual é a musica mais pedida de sua programação?
(Netto) - Fica complicado de dizer, pois os ouvintes são bem variados, mas com certeza as mais pedidas são “Always” e “Livin' on a Prayer”.



(O Surto) - Teve algum pedido que o surpreendeu?
(Netto) - Sim, foi semana passada até... A ouvinte pediu uma música e no recado disse que não adiantava o marido ter ciúmes do Jon que ela ia continuar ouvindo e curtindo a banda e ainda disse... "VAI SE FERRAR"

 
(O Surto) - Quais os recursos que você utiliza para divulgação do site e da rádio além das redes sociais? Você tem algum trabalho especifico nesta parte?
(Netto) - Os principais meios de comunicação são as comunidades do Orkut e Twitter. Sei que preciso melhorar essa parte, mas como falei, fazer o trabalho todo sozinho complica. É difícil achar alguém com boa vontade de levar o nome da banda pra frente.

 
(O Surto) – O que você espera do futuro da rádio e do site?
(Netto) - Espero ter uma grade de locutores boa... Minha idéia é deixar a rádio 80% tocando com locutores no comando.E claro que as promoções da rádio não vão parar. Todo ano iremos fazer de 2 a 3 promoções. Agora o que eu espero do site...Criei esse site por amor à banda. Meu intuito principal é unir mais os fãs da banda aqui no Brasil e divulgar mais o nome deles por aqui. Infelizmente, ainda tem muito preconceito quando se fala de Bon Jovi, mas estou tentando quebrar esse tabu. Se Deus me ajudar, quem sabe um dia a própria banda reconhece meu site. Sei que é um sonho distante, mas estou trabalhando pra isso.
Minha idéia pra esse ano é criar uma loja virtual, onde estarei vendendo acessórios da banda.. Vai ser bacana para os colecionadores.

O grande problema é que sei que o site precisa melhorar e muito, preciso dar mais atenção para os usuários que acessam o site, porém, como já disse, sozinho é complicado cuidar de site, rádio, designer, notícias, etc. Hoje em dia tenho uma equipe que me ajuda muito na atualização das noticias, mas ainda é pouco.

 
(O Surto) - Quem são as pessoas que o ajudam?
(Netto) – Karine Duarte Nossabein Cavalcanti, Isabelle Peres, Guilherme Augusto, Maikon Cesar, Erick Rabello, Valter Halyson e Francine Estevão.


Como vocês podem ver, a Bon Jovi Brasil chegou para mostrar a que veio. Para aqueles que ainda não conhecem o site e a rádio é só acessar www.bonjovibrasil.com.br.
E para aqueles que queiram participar deste belo projeto e se tornar locutor da rádio, segue a dica: Não perca tempo e mande o e-mail para: queroserlocutor@bonjovibrasil.com.br.

Qualquer dúvida sobre a rádio ou colaborações escreva para: contato@bonjovibrasil.com.br.

Nenhum comentário: