quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO (2007)

10 PERGUNTAS PARA JON BON JOVI

By NATHAN THORNBURGH - TIME.COM

clip_image001

 

A estrela do rock de Jersey que vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo está em turnê, divulgando o mais recente álbum de sua banda, Lost Highway. Jon Bon Jovi vai agora tirar suas dúvidas:

 

A dinâmica da banda mudou ao longo dos anos? -Aaron O'Reilly, em Londres, Ontário.

JBJ: Acho que não. Sempre foi um esporte de equipe. Mas alguém tinha que ser o quarterback, alguém o receptor e o atacante. [Guitarrista] Richie [Sambora] e os outros caras entendem que, têm de colaborar e suas peças se encaixam.

 

Você está indo pro country? Werner-Larkin, Pittsburgh, Pa.

JBJ: Não. Para esclarecer, Lost Highway não é country. É um disco com influência de Nashville. Não é Jackson George Strait ou Alan Jackson. É mais Keith Urban, Sugarland ou Big and Rich.

 

Se você pudesse escolher apenas uma música, que mostrou seu verdadeiro eu, qual seria? Doreen-Townsend Nashua, N.H.

JBJ: Acho que se houvesse apenas uma, seria uma escolha difícil entre "Living on a Prayer" e "Wanted Dead or Alive". Talvez porque os temas de "Wanted" são um pouco mais universais, que faz de "Prayer" muito mais original. Não há nada que você possa dizer que é derivado sobre a canção. É a sua própria entidade.

 

O que está tocando no seu iPod? -Aiden Bettag Dubuque, Iowa

JBJ: Eu tenho sido grande fã de Damien Rice e seu álbum “O”. Mais recentemente, esta gravação [Back to Black], de Amy Winehouse, está me matando. Eu o amo. Então, eu acho consolo na nova geração de cantores e compositores.

 

Qual é a coisa mais legal que você aprendeu sendo um ator? Jessie Sinton-Moon, Texas

JBJ: Você aprende a humildade, como quando você vai a um treinador de atores, você paga por 10 aulas com antecedência e ele faz você sentar na varanda, até que a sua hora chegue. Isto tudo é certo, mas quando você não é o escritor, o diretor, o produtor ou a estrela, você também aprende a ser humilde. Eu trouxe isso de volta para a banda, e eu acho que realmente é a chave para o sucesso dos anos 90 por diante. Ela nos ajudou a não descansar sobre os louros.

 

Como você consegue conciliar sua vida familiar com as exigências da sua carreira? -Mariana Lytle, Pétala, Mississippi

JBJ: Nem sempre é fácil. Somente nesta semana, eu estava em Nova York, Venezuela, Tobago, Wisconsin e Wyoming. Cheguei em casa às 4 da manhã e foi, obviamente, muito cansativo, e tive que me levantar para levar meu filho ao dentista no dia seguinte. Claro que perdi a hora. Minha esposa gentilmente me deixou dormir, disse que eu precisava de descanso. Amanhã eu tenho que levar outro filho a um médico. Eu tento. No dia seguinte, eu volto a ser uma estrela do rock.

 

Você menciona muito a fé em suas canções. Como, qual é a sua própria vida espiritual? -Lisa Sidney, Maple Grove, Minnesota

JBJ: Eu acho que eu encontro mais força na fé do que na religião organizada. "Living on a Prayer" é certamente sem denominação.

 

Já considerou incentivando Al Gore se candidatar novamente? Debi-Dodson Chattanooga, Tennessee

JBJ: Talvez eu tenha sido o primeiro a querer, mas há um monte de gente atrás de mim, tentando dizer a mesma coisa. Eu acho que eu falei politicamente minha parte com "Have a Nice Day". Acho que posso ficar muito mais realizado pessoalmente através da filantropia.

 

Como você se sente sobre o show em seu estado natal, Nova Jersey? Donna, Jackson, Cherry Hill, NJ

JBJ: Não é realmente o meu lugar preferido no mundo para fazer um show. A lista de convidados é longa e, cada tio ou tia, que você nem vê no Natal, tende a querer acesso e a sentar-se no drum riser ou algo assim. [Risos]. Meu lugar favorito para tocar é realmente Dublin. Eu tenho algum tipo de paixão por aquela cidade. Algo continua me puxando para lá.

 

O que você acha das muitas bandas de Tributo a Bon Jovi que estão lá fora? Meu genro é o baterista em uma. -Peter Wolk Brooklyn, em Nova Iorque

JBJ: Eu acho que eles são um grande elogio. E uma vez que eu possa começar a levá-los a fazer entrevistas para mim, eles realmente servem a um propósito.

 

Após todos estes anos, o que ainda o excita para continuar a fazer o que vc faz? Frederico-Não, Riverside, CA

JBJ: Compor é a chave para tudo isso, para mim. Gravação vem em segundo lugar. E se de fato sua idéia se concretizar, tanto através do processo de escrita e, em seguida, o processo de gravação, que pretende sair e compartilhá-lo com tantas pessoas quanto possível. Isso é o que me leva a turnê novamente.

 

Alguma vez você discordou com Richie Sambora sobre o processo criativo? -T. Hyland, West Islip, NY

JBJ: Na verdade, a resposta é não. Acho que todos nós compartilhamos a mesma visão criativa. Cada uma das nossas contribuições são iguais, embora algumas deles não são tão destacadas. Richie e eu temos discussões criativas, mas realmente nunca teve uma discussão sobre uma direção no processo de composição e gravação.

 

Como uma banda passou por tantas mudanças ao longo dos anos, houve mais um gosto country neste último álbum. Como vocês fazem com uma mudança como essa? Bower R. Eric, Hagerstown, MD

JBJ: Continuamos com sucesso ao permanecer fiel ao que éramos. Nunca houve uma época em que as tendências vieram e decidimos saltar em qualquer outra. Em retrospecto, isso é provavelmente o que nos diferencia de muitas outras bandas. Quando nós crescemos como banda, nós o fizemos naturalmente, sem ter um rapper quando rap estava na moda, ou fingindo ser grunge de Seattle, quando estava na moda ou tentando dançar como uma boy band, quando estavam na moda. Nós apenas crescemos e crescemos em público, e, felizmente, 100 milhões de pessoas vieram conosco.

 

Algum dos seus filhos tem tendência para música? Como você se sentiria se um dia eles quisessem começar a sua própria banda de rock? -Moock Rosemary, Filadélfia

JBJ: Eles estão começando a mostrar algumas inclinações. Eu nunca empurrei isto sobre eles, porque, eu quero deixá-los a encontrar isto em seu próprio tempo, como eu fiz. Se eles já escolheram a música como vida, gostaria de encorajá-los como uma fonte de prazer e como algo que nunca vai deixar você para baixo. Tocar um instrumento musical é algo que vai ficar com você para o resto de sua vida. Pode ser um bom amigo para você.

 

Você nunca se cansou de ouvir e cantar suas canções mais famosas? Priya-Gupta, Burr Ridge, IL

JBJ: Não, eu não. O dia em que isso se tornar nostálgico ou uma turnê de reunião, eu vou a pé. Tanto quanto eu gosto de tocar “Bad Name”,“ Living on a Prayer” e “Wanted Dead or Alive” todas as noites, eu não me sentiria bem comigo mesmo em executá-las todas as noites, se eu não escrevesse “Who Says You Can't Go Home” e ter um número um no último álbum. Eu não quero apenas conversar sobre passado.

 

Você é casado por muito tempo. Eu estou começando um casamento no próximo ano. Qual é a chave para ter um casamento bem sucedido? -Joey Paez em Clifton, Nova Jersey

JBJ: Encontrar uma mulher independente, que te ama por você e que será seu melhor amigo. Eu tenho sorte, acertei de primeira.

 

Se você tivesse a capacidade de curar qualquer mal social, o que seria e porquê? -Riverdale Lightner Debra, NJ

JBJ: Nesse sentido, acho que não combater a pobreza, a nível nacional, é a questão que eu realmente gostaria de apontar o dedo para o país mais rico na história do mundo. O serviço comunitário no que se refere à habitação a preços acessíveis é o que eu realmente estou focado. O voluntariado em sua comunidade é algo que é muito gratificante e eu acho que me deu mais satisfação pessoal do que qualquer prêmio que minha profissão me trouxe. Você nunca sabe, as pessoas que você está ajudando podem ser os próximos líderes do mundo livre. É sempre bom dar a alguém a oportunidade de se reerguer.

 

É verdade que agora você dirige um carro com uso eficiente de energia, depois de todos os grandes carros esportivos que você já teve? Dodson, Debi, Chattanooga, TN

JBJ: Certamente. Eu tenho um híbrido Toyota, entre outros carros.

 

Se você pudesse escrever sua própria lápide o que ele escreveria? Kearney-Treise, County Down, Irlanda do Norte

JBJ: Nunca entediado. Nunca aborrecido. [Risos]

 

O que você acha do desempenho do seu concerto, a ser transmitido no YouTube por pessoas que foram ao show? -Susan Smith, Haltom City, TX

JBJ: Eu curto ele. Eu sou tão apaixonado quanto qualquer outra pessoa é com YouTube. Embora eu gostasse de poder navegar por ele, assim como meus próprios adolescentes.

 

Qual é o seu objetivo na vida hoje? -Daniela Igreja, Lisboa, Portugal

JBJ: Qualquer coisa que eu tenho desejado tentar em minha vida, eu já fiz. Algumas coisas deram certo. Algumas coisas não. Mas eu sempre disse para mim mesmo, eu nunca seria um homem do tipo ‘poderia’, ‘seria’ ou ‘deveria’. Então eu acho que a única coisa que eu gostaria de ter para os próximos 20 anos continua a ser longevidade, saúde e família.

 

Você se tornou um empresário bem sucedido e multidimensional ao longo dos anos. Você já pensou em escrever um livro que aborda o seu estilo e filosofia de negócios? Eu compraria! -Sharon Seaman, em Las Vegas

JBJ: Eu considerei isso. Eu mesmo fui tão longe a ponto de obter a marca, mas o mandei de volta [para os editores]. Quando comecei a ler as páginas, eles estavam procurando a sujeira e os clichês, e eu não estou interessado nisso. Eu poderia dar alguns bons conselhos à próxima geração, não que eles vão tomar em relação a decisões. Eu tenho que qualificar essa resposta, dizendo: Eu não teria tomado na sua idade. Cada um de nós tem que construir o nosso próprio caminho com base na experiência.

 

Qual é o momento de maior orgulho na sua carreira? Romagnano-Lucia, Chicago

JBJ: Isso é difícil. A partir do momento que você toca guitarra como um adolescente em uma garagem, você acha que cada marco é um pouco o princípio e o fim de todos. A partir do momento que você tocou no pequeno baile do quarteirão, com o tempo você tocou em uma boate, o dia que você tem um contrato de gravação, para o dia que você teve um número um álbum e para o dia que você tocou dez noites na arena local. Continua a ser maior e melhor e continua a ser mais gratificante. Eu não uso esses fabricantes de estrada prontos nas minhas costas. Eles são apenas outro asterisco em algum lugar de um livro. Para mim é apenas uma história que não vai ser contada por mais trinta anos. Eu acho que uma carreira é uma maratona e, 25 anos depois é quando você começa a falar sobre um corpo de trabalho e de ter uma influência e uma voz na comunidade. Isso é quando eu ainda serei capaz de olhar para trás e dizer que este foi um bom ano, este foi um mau ano, isso é porque isso aconteceu. Eu ainda acho que é prematuro.

 

Eu sei que, de uma forma justa, você é uma pessoa bastante privada, mas se fosse para ser fetio um filme sobre sua vida, qual seria o título e quem interpretaria você? -Sandra Bell, Miami, FL

JBJ: Alguém já brincou nos dizendo que seria [Ben] Affleck e [Matt] Damon. Isso vai ser, eu e Richie. [Risos]

Fonte: http://www.time.com/time/arts/article/0,8599,1647174,00.html

Nenhum comentário: