terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Entrevista: Fernanda Fonseca, representante da campanha "Queremos Bon Jovi no Rock in Rio"

Muito dos fãs que estiveram presentes nos shows do Bon Jovi realizados no Estádio do Morumbi (SP) e na Praça da Apoteose (RJ) nos dias 6 e 8 de Outubro do ano passado não ficaram satisfeitos com os shows que presenciaram...Sim senhores! Não ficaram satisfeitos, pois eles queriam muito mais da banda, queriam que os maravilhosos shows não acabassem.

Eu (Renata) posso contar a experiência que tive no dia 06 de Outubro de 2010. Sai com um grandioso sorriso nos lábios, porém inconformada com o término daquele lindo dia e refletindo se passaria novamente por uma experiência tão boa em minha vida ou se teria que esperar mais "15 anos".

Sim eu quero um novo Show do Bon Jovi e acredito que todos os fãs que viveram tal experiência também querem.

Nos dias seguintes aos shows, fãs se uniram em comunidades do orkut e outros sites de relacionamento declarando o desejo de um novo show. No orkut, a comunidade "Rock in Rio 4" iniciou o movimento e campanha: "Queremos Bon Jovi no Rock in rio! (Keep the Faith).

As especulações sobre a vinda da banda ao país para o festival não param e os componentes do Surto Bonjoviano também são parte dessa campanha. Por isso ,entrevistamos a professora Fernanda Fonseca (30), componente do "Surto" e membro ativo da campanha. Fernanda é autora de um vídeo, já enviado a produção do evento, que confirmou o recebimento do material de forma simples e tímida.

Abaixo, o nosso bate papo com Fernanda e o vídeo oficial da campanha:




- Fernanda, iniciando a entrevista, poderia nos falar sobre o inicio de seu amor pelo Bon jovi? Você é fã desde quando? Lembra?
R: 95!

- O que a fez ser fã do Bon Jovi?
R: Bom, vou tentar resumir! rs. Eu tinha 14 aninhos...

- Lembra o fato que a fez ser fã da banda?
R: Sim... Lembro que cheguei na escola com meu bom e velho walkman tijolão vermelho que tocava fitas k7. Todo mundo da minha turma curtia rock, e eu estava começando a curtir, conhecendo várias bandas e tal... Então, nesse dia que mencionei, cheguei na classe e uma amiga veio em direção (nós tínhamos um gosto musical muito parecido) e perguntou: Você conhece Bon Jovi? E eu disse que não. Ela: Então põe essa fita aí no walkman e ouve essa música... A música que tava no ponto era BAD NAME... PIREI!!!!! E a partir daí me apaixonei! rs. O início foi esse!

- Quem a está liderando a campanha? Tem algum grupo envolvido ou você assumiu os riscos sozinha?
R: Riscos??? rs. Não tem ninguém liderando a campanha. Nós temos um grupo que está dando o sangue por ela. As pessoas vão tomando as iniciativas, como eu, por exemplo, que procurei vocês... Nós nos "reunimos" e decidimos as ações no fórum do Bon Jovi na Comunidade Rock in Rio 4 - Eu vou... Essa comunidade tem mais de 60000 membros, por isso centramos força lá.Já somos o maior fórum de lá. Conseguimos passar o tópico do Guns!

- Como assim Guns?
R: Então... você tem que conhecer essa comunidade! É super movimentada. Como eu disse, tem mais de 60.000 membros... E tem campanhas pra várias bandas lá... E o tópico mais movimentado era o dos fãs do Guns... Há cerca de um mês, eles tinham 7000 posts a mais que nós (a quantidade de posts é importante, pq chama a atenção dos membros da comunidade para a campanha). Na semana passada unimos esforços e ficamos postando o dia inteiro no tópico, umas vinte pessoas. E hoje somos o maior fórum da comunidade... Ou seja, as atenções estão voltadas para nós!

- Muito interessante Fernanda.
R: Isso é importante, pq quanto mais gente entra no tópico, mais conseguimos divulgar o abaixo-assinado, as campanhas no twitter, etc.

- Fernanda, então vcs tiveram a ideia? Ou ela surgiu através dos posts de fãs de outras bandas?
R: Não. Na verdade, o tópico foi criado em Julho de 2010, junto com a comunidade. Por um cara que nunca mais apareceu e sem maiores pretensões. A campanha começou mesmo depois do show deles aqui em SP. Foi quando "ocupamos" o fórum e começamos a campanha timidamente... Somente postando lá na comunidade... a coisa foi crescendo... surgiu o abaixo-assinado, as campanhas no twitter, começamos a fazer vídeos, montagens de fotos, mandar e-mails para a produção... e assim por diante!

- Vocês estabeleceram uma parceria com sites, fãs ou empresas com o objetivo de divulgar a campanha?
R: Não... Somente procurei apoio de fãs, como vcs, por exemplo... e tem um site que está divulgando nossa campanha... é o site de uma rádio oficial do Vasco em que um fã trabalha... ele nos conheceu lá no fórum. Daí a importância da comunidade... vamos divulgando assim.

- Qual site?
R: http://www.radiofuzarka.com.br/ O locutor, Tom o nome dele... anuncia a campanha durante seu programa.

- Você ja tentou fazer parceria com a Rádio Bon Jovi Brasil? Ou já fez?
R: Seria ótimo, mas ainda não ocorreu... A única vez que falaram da campanha foi no programa da Selma, eu pedi a música I believe, que está no vídeo que eu fiz pra campanha... E ela citou meu recado no ar. Fiquei super feliz. Tem muitos fãs, inclusive, que nem sabem da campanha e que se soubessem gostariam de ajudar.


- (Angel)Fernanda, eu entrei na comunidade do Orkut e participo da campanha desde o inicio, na primeira e na segunda campanha do twitter participei ativamente, depois eu senti uma desmotivação do pessoal... Na primeira não entramos nos TT's por considerarem spam, na segunda deu tudo certo e entramos nos TT's, foi maior animação entre todos... mas e agora, o que você acha sobre essa desmotivação geral?
R: Não acho que haja uma desmotivação geral. o que acontece é que tem gente que entra na comunidade e só... nem entra lá pra ver os avisos, daí pensam que não tá rolando nada e tal. Mas tem gente empenhada sim...

- E no twitter? A ultima q teve no dia 6, teve mto pouco posts...
R: Verdade! Isso porque só o pessoal que tá "batendo cartão" na campanha apareceu.

- Será que a data que dificultou o engajamento das pessoas?
R: Acho que não. Angel, eu sou da seguinte opinião... Quando a gente quer mesmo o negócio, a gente vai e faz. É questão de colocar isso como fazendo parte da sua vida... Agora, tem pessoas que aparecem só se estiver em casa de bobeira, sem fazer nada... Não colocam isso como objetivo. Por exemplo, teve gente que desmarcou coisas pra poder twitar.Não tô dizendo que nossa vida deve ser só isso... Mas que isso deve fazer parte da nossa vida, assim como as outras coisas... Enfim, mas é só o que eu penso! rs.

- Sim, então falta o pessoal "vestir a camisa"?
R: Exatamente. Porém não é por isso que eu vou ficar chorando as pitangas e me render... Eu faço o que está ao meu alcance! E não fico lamentando pelos que não participam, pelo contrário,
valorizo aqueles que participam!

- A produtora ou a Banda tem conhecimento desta campanha e se manifestaram a respeito?
R: Sinceramente... Acho que eles têm conhecimento sim! Os produtores. Porque nós ficamos muito ligados no twitter e toda vez que eles aparecem nós tuitamos pra eles em inglês, além disso, a violinista Lorenza Ponce já deu RT em várias mensagens nossas. Mas, gente, eu penso que tudo é válido! Vai que uma hora, do nada, alguém vê!!!!! Eu sou otimista! Agora minha luta está sendo postar meu vídeo no site oficial...

- Vocês tem conhecimento do prazo para a confirmação da presença do Bon Jovi no evento ou referente a existência de negociações entre produtora e a banda?
R: As bandas para o RiR serão confirmadas até 01.07, segundo Roberta Medina!

- Jon Bon Jovi anunciou publicamente que a Banda tirará férias no segundo semestre de 2011, isto desmotiva vocês? Acreditam que há chances para se apresentarem no Rock in Rio?
R: Vou te passar um texto que uma amiga de campanha escreveu sobre isso...
http://whiplash.net/materias/news_856/120094-bonjovi.html O texto dessa nossa amiga diz bem o que pensamos disso! Resumidamente, não nos desmotivou, não! Pode ver depois se quiser... Escrevemos esse texto justamente como resposta àqueles que ficavam nos jogando isso na cara!

- Então vcs acreditam que o Jon pode abrir mão de um dia de descanso para vir aqui?
R: I believe!!!!!!!!!!!!! Esse é meu lema!!!!! Sabe qual é o nome da campanha? Keep the faith!

- Acreditam que o sucesso que a “The Circle Tour” obteve aqui na América Latina e a forma calorosa em que a banda foi recebida aqui no Brasil possam contribuir para o sucesso da campanha?
R: Acredito principalmente nisso! Se tem uma coisa em que acredito é nisso! rs. Meu! Dava pra ver na cara deles que eles estavam felizes, pelo menos aqui em SP! rs. E além do mais... Rock in Rio é Rock in Rio!

- Fernanda, quer passar uma mensagem para os fãs para a produção do evento e banda???
R: Minha mensagem é simples e direta. Bon Jovi no Rock in Rio 2011: I believe!

- Muito obrigada mesmo, Fernanda!
R: Eu que só tenho a agradecer a você! Obrigada de coração mesmo pelo espaço de divulgação!



Entrevista: By Reca Silva e Angel
Edição, contribuição e revisão: Angel

Um comentário:

Katinha_Bonjovi disse...

Nanda linda!! Parabéns pelo vídeo, pela força na campanha!! Show de bola vc :-)